quinta-feira, 30 de julho de 2009

MAIS UMA CONQUISTA !!


A partir de março, cães encaminhados ao Centro de Controle de Zoonoses de Porto Alegre vão receber chips, que têm o tamanho de um grão de arroz. O pequeno equipamento deve ajudar a encontrar cães abandonados e controlar zoonoses.

Quem adotar os cachorros será cadastrado no chip. Com um leitor passado pelo implante, será possível reconhecer o chip e ter acesso à ficha do dono do pet, que deverá ter dados como nome e endereço.

A expectativa é que os responsáveis pelos bichos sejam facilmente identificados e, em caso de maus-tratos ou negligência, recebam a cobrança legal devida.


O pequeno aparelho é fabricado em São Carlos (SP) e fica dentro de uma cápsula de vidro de 2,2 milímetros por 12,2 milímetros, encoberta por uma película antimigratória, que impede o chip de mudar de lugar no corpo do cão.

O chip é colocado no animal por meio de uma agulha, segundo o veterinário José Carlos Sangiovanni, do Centro de Zoonoses. O estoque do centro tem 5 mil chips, que devem durar até 2010. Cada implante sai por cerca de R$ 15. O custo é da Secretaria Municipal da Saúde. "Todos os cães doados (pelo centro) recebem vacina contra raiva, desvermifugação e, a partir de março, terão os chips implantados", disse. A expectativa é que, no futuro, todos os cães da capital gaúcha tenham a identificação feita pelo chip.




MAIS UMA CONQUISTA DOS PROTETORES DOS ANIMAIS!!!




Nenhum comentário:

Postar um comentário