sexta-feira, 31 de julho de 2009

ONG DE PROTEÇÃO AOS CAVALOS!!!





Porto Alegre é a cidade do Brasil onde mais há cavalos de tração em zona urbana. São em torno de 8.000 animais que sofrem diariamente puxando carroças com excesso de peso, sem alimentação adequada, sem água e sem respeito por parte de seus donos. Muitos são largados para morrer depois de anos de serviços prestados como escravos que não têm direito a uma vida digna livre de sofrimento. Com freqüência desmaiam de exaustão, desenvolvem problemas na coluna, nas pernas e muitos machucados devido a chicotadas. São usados de forma cruel, como se não sentissem dor e explorados pelo pretexto de serem a base de sobrevivência de pessoas que não têm noção de como tratar um animal com carinho e respeito.


O que fazer em casos de maus-tratos e abandono
Quando se vê um cavalo sendo maltratado ou abandonado em via pública, deve-se chamar a EPTC e o Batalhão Ambiental para apreender a carroça e encaminhar o animal para o abrigo. Este é o responsável por registrar a ocorrência do caso. Porém, o animal vítima de maus-tratos só poderá ser recolhido para o abrigo da EPTC se um veterinário der o atestado de que o mesmo não está apto para continuar nas ruas da cidade. Sendo que nem a EPTC nem a Brigada Ambiental têm veterinários, qualquer profissional, independente de ser veterinário de pequenos animais ou de cavalos, pode assinar o atestado, se assim o quiser. Há pessoas que têm feito trabalho voluntário, se oferecendo para atestar maus-tratos, como as duas veterinárias citadas abaixo. O importante é ter um contato para ser chamado, pois nem sempre os funcionários da EPTC e da Brigada se interessam em recolher o animal, para evitar maiores problemas. É importante divulgar o procedimento a ser tomado, pois várias são as pessoas que não sabem o que fazer quando ocorre algo do gênero, até porque não são todos que têm o conhecimento da existência deste abrigo.


Quando você enxergar um cavalo maltratado ou abandonado entre em contato:- EPTC: 118- Central de rádio da EPTC: 32231000 / 32894208- Batalhão de Policiamento Ambiental: 33394568 / 33394219- Capitão Rodrigo do Batalhão Ambiental: 99663023 - Veterinários voluntários Cristina: 91128866Graciela: 93316056

6 comentários:

  1. olà amigos,

    aqui na França està rolando no congresso uma proposta de lei para que o cavalo seja reconhecido como "animal de compania" portanto não mais condenado ao abate para consumo. Vamos lutar por uma lei desse tipo no Brasil?

    obrigada
    abs
    beatriz

    ResponderExcluir
  2. SOU PROTETORA DE ANIMAIS, CUIDO DE 400 CÃES, MAS UMA PESSOA QUE CONHECI RECENTEMENTE QUER CONSTITUIR UMA ONG OU OSCIP PARA PROTEGER CAVALOS. VCS PODEM DAR UMAS DICAS PARA ELA??? O NOME É MARIANA - celular para contato - 011- 7803-0503.
    AQUI EM SÃO PAULO TEM UMA ONG MAS NÃO SEI QUAL É. SE PUDEREM RETORNAR PARA MIM TBM - ALICIR 011-9387-92784

    ResponderExcluir
  3. Oi..Meu nome é Nice, mora numa cidadezinha com mais ou menos 30 mil habitantes, no sul do Rio Grande do Sul...chama-se: Jaguarão.Gostaria de algumas informações à respeito a animais de tração..cavalos.Minha cidade é pequena, mas com muitos coronéis, fazendas e afins...eles fazem coisas horriveis com os cavalos: geneteadas, rodeios e etc..mas a coisa mais horrível que fiquei sabendo foi a tal "MARCHA DA RESISTÊNCIA", um concurso escroto, pra testar a resistência do cavalo...tipo:os cavalos tem caminhar tantos quilometros em determinado tempo...só que muitos não aguentam caem desmaiados, ou até mesmo morrem...isso é feito por meia dúzia de idiotas com dinheiro..O que eu quero saber é como?? e com quem? posso contactar para reclamação de maus tratos...se pensou Policia ambiental, esqueça não existe aqui!!Que ógão público possa manifestar minha indignação??AJUDE-ME POR FAVOR.Grande abraço Nice Cristina F.Pereira...meu e-mail é: niceferreirapereira@hotmail.com

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de pedir ajuda atodos que gostam de cavalos e sabem o quanto eles são importantes em nossas vidas.Roubaram uma egua nossa manga larga, com registro e marca,uma tordilha que na anca tem as letras(ofensada brasilandia),ela veio de minas gerais, e estava conosco a bastante tempo, foi roubada de uma hotelaria na av protasio alves quase no final perto de viamão.Se por acaso vc viu entre em contato conosco pelo e-mail marilce.freitas@ig.com.br.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  5. APESAR DE MORAR EM SÃO PAULO E NÃO TER O CONTACTO QUE GOSTARIA COM CAVALOS QUE SÃO ANIMAIS LINDÍSSIMOS, QUE EU ADMIRO MUITO, FIQUE CHOCADA COM ESTAS FOTOS DE MAUS TRATADOS.NÓS ESTAMOS ACOSTUMADOS A VER MAUS TRATOS COM CACHORROS, GATOS E OUTROS ANIMAIS DOMESTICOS DE PEQUENO PORTE, GOSTARIA DE PODER DIVULGAR ESTA LUTA QUE VOCES ESTÃO TRAVANDO EM DEFESA DOS CAVALOS, PARA QUE UM MAIOR NUMERO DE PESSOAS POSSAM ENTRAR EM CONTACTO COM ESTA REALIDADE POUCO CONHECIDA.

    ResponderExcluir
  6. INDIGNADA

    Acabei de ver no Jornal Bom dia São Paulo da Globo que o festival lollapalooza (festa de rock) irá acontecer este ano no Jóquei Clube de São Paulo. Serão 3 dias com 9 palcos para inúmeras bandas e o público previsto é de 180.000 pessoas no mínimo. Pergunta: E os cavalos que ficam no Jóquei. Alguém tomou alguma providência sobre o barulho todo que irá acontecer. Coitados desses animais, passarão 3 dias de puro terror com aquela barulheira toda.
    Os animais serão retirados dalí?
    Vocês tem alguma informação sobre isso?
    Atenciosamente,
    Ivete

    ResponderExcluir